quarta-feira, 1 de maio de 2013

O MEU PÉ DE LARANJA LIMA...

   
 Livros perdidos em meio a empoeiradas e atulhadas prateleiras... são tantos títulos, muitos esquecidos há tempos e não são tocados por mãos humanas há décadas, parece estranho, mas são tesouros escondidos, escondidos em uma biblioteca. Se você tiver o mínimo de sensibilidade, ao entrar em uma biblioteca e fechar os olhos, atentar os ouvidos, sentirá o pulsar e ouvirá o pedido de socorro vindo do fundo das prateleiras.Sim, são os livros querendo ser abertos, tocados, folheados... Estão sedentos por esse toque tão humano que é a leitura.
     Quando entro em uma biblioteca, gostaria de ter milhões de olhos, braços e mãos para poder tocar, ler um pouquinho de cada um. Saio da biblioteca arrasada, os alunos pouco se interessam pelos livros, e o que posso falar de colegas professores? Simplesmente não leem! Como pode um professor não ler? Como pode um professor cometer tal falha? 
    O hábito da leitura se inicia em casa, todos sabemos disso. E continua na escola, contudo como continuar a desenvolver esse hábito quando o professor não lê? Torna-se difícil, se não impossível disseminar essa riqueza, quando nem todos fazem o que lhe é dever fazer. Um professor que não lê, não é professor. Professores precisam ler, seja revistas, artigos da sua área específica, porém professores de Língua Portuguesa precisam ler literatura, além de produções específicas de sua área. O professor de Língua Portuguesa tem a OBRIGAÇÃO de abranger em suas aulas, a LITERATURA. 
     A biblioteca está lá, fechada, vazia, cheirando a mofo. Os livros estão esperando para serem retirados de seu enclausuramento... prontos para serem devorados por um leitor voraz. 

    Encontrei na biblioteca da escola: O Meu Pé de Laranja Lima de José Mauro de Vasconcelos, (Clássico Juvenil da Literatura Brasileira)... Ele saltou nas minhas mãos assim que me aproximei da prateleira... Abri, cheirei, as páginas amareladas, cheiro de livro velho, publicado em 1968... trouxe para casa... estou o devorando.... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário