Os únicos capazes de afirmar se é ou não prejudicial o aumento de alunos por sala, são os professores. De nada adianta psicólogos - pagos pelo governo - , secretário estadual da educação, gerentes regionais afirmarem em veículos de imprensa que o número de 40 alunos por sala é adequado... Os únicos que estão em contato direto com esta realidade, na frente da batalha, que enfrentam essa dificuldade, são os professores. Que tal o senhor Secretário da educação praticar a docência? Em uma dessas salas com 40 alunos. Isso mesmo, dar aula em uma turma com 40 alunos, seria ainda mais interessante agora que o frio está presente, as salas abarrotadas de alunos, janelas pouco abertas devido a baixa temperatura, aí questiono: Para que serve a campanha contra a H1N1? Se no local aonde deveria ser propagada a ideia de prevenção,faz-se tudo errado!
A educação deve ser valorizada, não com Tablets, os quais muitos estados brasileiros receberam, uma "promoção" do governo federal que se diga de passagem, a educação precisa de coisas básicas como: salas de aulas com espaço, poucos alunos para que o professor consiga realmente atender cada um, uma biblioteca aberta com acervo literário atualizado, internet rápida, e digo mais; salas de aulas com ventilação, sem goteiras, com vidros nas janelas, com material didático disponível, coisas tão simples que não temos.
Para que o Tablet? Se nem o básico que é a estrutura física nós temos. A intenção do Tablet em sala de aula é boa, contudo as escolas da rede estadual não comportam tal ferramenta quando faltam tantas outras coisas e coisas básicas. É um tanto irônico, um professor utilizando Tablet quando não se possui nem uma organização pedagógica na escola, quando não se possui nem uma BIBLIOTECA! Estamos na era digital sim, mas o livro continua sendo um divisor de águas para o hábito da leitura. Temos muitos alunos que utilizam Tablets, Ipads, Smartphones, porém não sabem ler, não saber interpretar, ou seja, não sabem realmente utilizar tais ferramentas a seu favor.
Presente de Grego, entrega-se o Tablet e entulha a sala de aula com 40 alunos. Em quase 12 anos como professora, só tenho a lamentar, e como muitos já fizeram ou estão pensando em fazer, percebo que o Magistério não vale mais a pena, está na hora de buscar outra profissão, A melhor coisa da minha profissão é o ALUNO, só que por mais que o professor ame a profissão, as contas e dívidas não se pagam com amor.
Peço respeito a nós professores, merecemos, pois TODOS passam por nossas mãos e depois se esquecem do verdadeiro valor de um PROFESSOR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário